
A vida precisa de ritos, porque tudo o que vale a pena ser vivido pode e deve ser celebrado. O rito “eterniza” o momento. E o Amor é o que podemos viver de mais sagrado.
Para celebrar o Amor, reunimos familiares, amigos, as pessoas mais amadas e queridas que fazem parte de uma história de amor da qual todos são mais que meros espectadores; são personagens. Portanto, celebram conosco!
Por isso, é preciso preparar esse momento com carinho e cuidado, sabendo que “o que a memória aprende, a gente pode até esquecer, mas o que a memória ama, fica eterno”.
Meu nome é Eduardo Machado.
Sou celebrante, leigo, (não sou padre, ex-padre ou pastor), com formação em Teologia e Filosofia, casado, pais de três filhos, e a cerimônia que presido é uma Celebração Social Afetiva.
Na verdade, o termo celebrante, no caso, não é o mais adequado. Numa celebração matrimonial, seja a tradicional, numa igreja, ou mesmo no âmbito civil (no cartório), ou na celebração social afetiva, os celebrantes são sempre os noivos. O padre, o pastor, o rabino, ou mesmo o leigo, como eu, até mesmo o juiz de paz, no cartório, são testemunhas privilegiadas que fazem a mediação entre o casal e uma comunidade.
A celebração social afetiva é preparada por mim e pelos noivos a partir de encontros presenciais e/ou virtuais em que vamos nos conhecer e construir, juntos, um rito que seja expressão o mais fiel possível da história de amor daquele casal. Daí que cada celebração é única, assim como é a história de cada casal.
Esse tipo de celebração, apesar de ser um rito, não está oficialmente vinculado a uma instituição religiosa ou a uma Religião ou Igreja (apesar da minha formação e convicção cristã), mas respeita a religiosidade própria de cada ser humano. Assim, a referência à dimensão religiosa, ao sentimento do Sagrado presente no amor humano, acontecerá na medida do desejo do casal.
Tenho presidido, também, celebrações inter-religiosas, ecumênicas e não religiosas, sempre cerimônias únicas, personalizadas, originais, algo que vai ficar na memória afetiva de todos; dos noivos, dos familiares e convidados, para sempre.
É muita responsabilidade!
Por isso, meu trabalho vai muito além de conduzir a cerimônia, no dia.
O que ofereço?
Assessoria e acompanhamento pessoal aos noivos. Isso inclui:
- Reuniões pessoais e/ou virtuais necessárias
- Preparação do roteiro da cerimônia
- Montagem do roteiro
- Condução da cerimônia
- Arte do Caderno de Celebração e da Ata Matrimonial, que serão impressos em papel especial e ficarão como lembrança para os noivos
Tudo está incluído no preço final. Este será negociado caso a caso, tendo em vista a data, horário e local da celebração.
O preço final, definido mediante contrato, deverá ser pago via transferência bancária, na semana do evento, o que dá aos noivos um prazo razoável para se organizarem.
Clicando abaixo você pode conhecer avaliações do meu trabalho, por meio do depoimento de casais cujas celebrações conduzi.